PUBLICIDADE

Poluição do ar afeta saúde

Poluição

Série Alergias

O ar das grandes cidades pode piorar a qualidade de vida das pessoas. A poluição atmosférica muda o azul do céu, deixando o cenário cinza e assustador. Em São Paulo, a maior do país, é possível ver com clareza por que a população sofre tanto com o ar que respira. São inúmeros carros circulando pela metrópole e a fumaça que sai dos automóveis faz muito mal à saúde.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"A frota dos veículos automotores circulando diariamente está entre 6 milhões e 7 milhões, produzindo uma grande quantidade de materiais particulados e monóxido de carbono", explica Raul Santos de Oliveira, fisiologista especializado em poluição do ar. Para ele, não só os carros são culpados do problema, mas as indústrias também.

O tempo seco associado à poluição do ar aumenta o risco de doenças respiratórias. Asma, rinite e alergias podem ser desencadeadas. O pneumologista Ciro Kirchenchtejn afirma que o ar seco provoca lesões na mucosa, mas é o sol que aumenta os efeitos negativos da poluição. "Ele pode aumentar a produção de ozônio, porque o escapamento do automóvel elimina substâncias radicais livres e com a presença da luz solar você pode produzir mais ozônio, que pode provocar crises de asma, de rinite, de conjuntivite", explica Kirchenchtejn.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segundo estudos do laboratório de poluição atmosférica da USP, em dias de alta contaminação do ar, o risco em São Paulo de morte por doenças respiratórias e cardiovasculares aumenta em 12 a 17%. As internações, em até 60%. E as pessoas mais atingidas são idosos e crianças. Entre 10 e 12 pessoas morrem diariamente em decorrência da poluição. Segundo os pesquisadores, um em cada 20 enfartes é causado pela poluição. Mas isso não é tudo. A poluição está relacionada com a saúde reprodutiva.

Segundo Chin Na Lin, pneumologista especializado em poluição do ar, o problema pode afetar a criança dentro do útero da mãe, provocando baixo peso ao nascer e ainda aumentar a mortalidade dessa população até 28 dias de vida. "Além disso, tem estudos que evidenciam a piora da qualidade dos espermatozoides dos homens que moram em grandes cidades onde tem grande poluição do ar", afirma o especialista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Morar em cidades grandes, muitas vezes, não é uma opção. E sim, uma necessidade. Neste caso, evite fazer exercícios físicos perto de avenidas e ruas movimentadas. Mantenha seu ambiente de rotina livre de poeira e, se for o caso, umidifique o local.

SÉRIE COMPLETA


plasticsurgery.com.ua

best-cooler.reviews/engel-or-yeti-battle-of-two-giants/