PUBLICIDADE

Quiropraxia: o que é, para que serve e como funciona

Técnica ajuda no tratamento e alívio da dor na coluna e outros problemas articulares

A Quiropraxia surgiu nos Estados Unidos em 1895, criada pelo canadense Daniel David Palmer, um entusiasta da medicina alternativa. Sendo uma profissão secular, o método vem se desenvolvendo ao longo dos anos, é praticado em vários países e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que é Quiropraxia?

O termo Quiropraxia deriva de duas raízes gregas: "Quiro" (mãos) e "Praxis" (praticar), ou seja, "praticar com as mãos". A técnica lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de problemas no sistema neuro-músculo-esquelético, bem como seus efeitos na saúde em geral. O terapeuta e quiropraxista Adriano Saran, do Instituto Saúde e Equilíbrio, explica que a técnica permite que sejam feitas correções posturais, alongamento da musculatura e alívio das dores.

"O profissional Quiroprático é treinado nos mais diversos níveis de compreensão de saúde, com ampla carga horária de radiologia, patologia, anatomia, neurologia, biomecânica e filosofia. Depois de bem estruturado o conhecimento, o aluno parte para o aprendizado de técnicas específicas de diagnóstico e tratamento articular, em especial da coluna vertebral, podendo também tratar extremidades (braços e pernas)", explica Fernando Redondo, professor e coordenador do curso de Quiropraxia da Anhembi Morumbi. O especialista conta que o tratamento muitas vezes é feito com as mãos, por meio de manobras extremamente seguras de alta ou baixa velocidade. Além das mãos, também podem ser usados equipamentos exclusivos do Quiropraxista - tudo vai depender de sua conduta de tratamento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Benefícios da Quiropraxia

Os benefícios de quem opta pelo tratamento com a Quiropraxia são extensos. Fernando ressalta que grande parte dos pacientes, após tratarem a dor, acabam adotando a técnica como um hábito de vida. "Eles obtêm níveis de qualidade de vida muito melhores, que vão desde aspectos como sono, controle do estresse e com isso mais vida todos os dias", completa.

Problemas tratados pela Quiropraxia

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Levando em consideração o local, grau e direção do desvio da coluna vertebral, os aspectos somáticos, espirituais e mentais de cada pessoa manipulada, a Quiropraxia promove o equilíbrio energético e melhora o sistema nervoso e circulatório, proporcionando um completo bem-estar e melhoria do estado de alerta, relaxando, acalmando e estimulando o sistema nervoso central", acrescenta Saran. Este último pode ajudar a melhorar a memória e o foco, por exemplo.

Ele afirma ainda que o método melhora a irrigação e nutrição do tecido muscular e esquelético, facilitando a absorção de hormônios e desintoxicando a musculatura. "Previne a osteoporose, melhora a digestão e aumenta a oxigenação sanguínea,o que leva a melhora da respiração e aumento do sistema imunológico, além de prevenir doenças e evitar o estresse", ele destaca.

Quiropraxia no tratamento de dores na coluna

Um realizou uma análise que conseguiu provar como a quiropraxia pode ser uma aliada contra a dor, especialmente na região lombar. O estudo foi focado em militares dos EUA. Descobriu-se que aqueles que usaram o tratamento - juntamente com os cuidados médicos tradicionais - tiveram melhores resultados de alívio da dor do que aqueles que apenas procuraram atendimento médico tradicional. Veja aqui como foi feita a análise dos pesquisadores e os resultados obtidos.

Diagnóstico na Quiropraxia

O diagnóstico é feito de forma clínica, através da palpação muscular e articular, testes especiais Quiropráticos e instrumentos clínicos. "Utilizamos também, como fonte diagnóstica, radiografias e quaisquer exames de imagem. É importante salientar que o Quiropraxista é treinado para avaliar nestes exames aspectos mecânicos e posicionais das articulações, diferente do olhar do profissional da medicina", afirma Fernando.

Tratamento com a Quiropraxia

O tratamento de problemas e dores articulares pela Quiropraxia é realizado "através de manobras que corrigem a postura e os desequilíbrios, com o paciente sentado na maca ou em um tatame", explica Saran. Já o professor Fernando Redondo destaca que normalmente as sessões duram entre 15 a 30 minutos, dependendo do caso. "O programa varia de acordo com o paciente e os objetivos de tratamento", ressalta Fernando.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, a Quiropraxia envolve uma mudança que está na dissolução da raiz do problema. "Todo processo requer seu tempo apropriado. Uma coluna que se degenerou por 15 anos não é ajeitada em uma sessão. Uma das coisas que evitamos no consultório são pacientes que buscam apenas o alívio nos sintomas. Normalmente esses pacientes procuram outro profissional", completa Fernando.

Exercícios e orientações posturais na Quiropraxia

Para um resultado mais completo e duradouro com a Quiropraxia, entram os exercícios e orientações posturais. ?Esses exercícios são muito importantes e, para isso, contamos com a ajuda e parceria com Fisioterapeutas e Educadores Físicos. Não há meios de se ter um bom resultado apenas com ajustes articulares. Hoje não são somente exercícios e postura fatores importantes. Eu, na verdade, colocaria a nutrição como algo ainda mais vital para os resultados no tratamento", diz Fernando. Veja aqui quais são os alimentos que ajudam a combater a inflamação do corpo.

Cuidados importantes

Ao buscar um profissional Quiropraxista, é importante estar atento a alguns fatores. "O principal é procurar um profissional graduado em Quiropraxia. Não é necessário que o profissional tenha formação prévia em Medicina ou Fisioterapia e, sim, ser Bacharel. Os profissionais bacharelados são treinados em altos níveis de segurança e prática clínica de acordo com a Organização Mundial de Saúde", destaca Fernando.

Quem pode fazer Quiropraxia

Não existe idade mínima ou máxima para aproveitar os benefícios da Quiropraxia. "Eu, por exemplo, atendo bebês com dois dias de vida, sendo que já atendi pacientes com 97 anos de idade", conta Fernando.

Riscos da Quiropraxia

A Quiropraxia é extremamente segura e não é causa para nenhum malefício conhecido, como afirma Fernando. Porém, vale lembrar que é extremamente importante buscar um profissional capacitado, ou seja, que tenha bacharelado em Quiropraxia. Caso contrário, existe a possibilidade de que o seu problema se agrave e fique mais complicado de ser tratado depois.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Contraindicações da Quiropraxia

Para algumas pessoas, a Quiropraxia não é indicada. Entre elas estão as pessoas com doenças articulares, com fraturas ou com doenças mais específicas, que pedem a liberação de um médico especialista. De qualquer forma, Fernando afirma que "o profissional graduado saberá quando não atender e encaminhar o paciente a outro profissional da saúde".

Referências

Adriano Saran, terapeuta do Instituto Saúde e Equilíbrio - Terapias e Cursos, de Ribeirão Preto, formado em Quiropraxia pelo Instituto Samurai (São Paulo - Senséi Énomoto)

Fernando Redondo, graduado em Quiropraxia, Coordenador Acadêmico e professor do Curso de Quiropraxia da Universidade Anhembi Morumbi