PUBLICIDADE

Encefalite: sintomas, tratamentos e causas

Visão Geral

O que é Encefalite?

A encefalite é uma inflamação e infecção do cérebro desencadeada geralmente por um vírus e que pode ser fatal. O número de mortes causadas por encefalite tem caído ao longo dos anos. De acordo com a última medição, feita em 2010 pelo periódico científico The Lancet, a incidência do problema é baixa: de 6 a 8 casos em casa 100 mil pessoas. No entanto, a encefalite causou cerca de 120 mil mortes em todo o mundo (em 2010).

PUBLICIDADE

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tipos

Existem dois tipos principais de encefalite:

Causas

As causas exatas da encefalite ainda não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a grande maioria dos casos da doença acontece por meio de infecção viral. No entanto, também há casos de infecções por bactérias, parasitas, fungos e condições inflamatórias não infecciosas que também podem estar por trás de encefalite.

Muitos tipos de vírus podem causar encefalite, e a exposição aos vírus causadores pode acontecer por meio de:

A encefalite resultante do vírus herpes simples é a maior razão de ocorrência de casos graves em todas as faixas etárias, inclusive recém-nascidos. Mas diversos vírus, para os quais já há vacina, também podem causar encefalite. Estes incluem:

Outros vírus que causam encefalite são:

Os vírus podem causar uma inflamação do tecido cerebral, causando inchaço (edema cerebral). Isso pode levar à destruição das células nervosas, resultando em sangramento (hemorragia intracerebral) e dano cerebral – às vezes permanente.

Outras causas de encefalite podem incluir:

Fatores de risco

Qualquer pessoa pode desenvolver encefalite, mas existem alguns fatores que podem aumentar o risco da doença. Estes incluem:

Idade

Alguns tipos de encefalite são mais frequentes ou mais grave em determinadas faixas etárias. Em geral, as crianças e os adultos mais velhos estão em maior risco da maioria dos tipos de encefalite viral. A exceção é a encefalite pelo vírus herpes simplex, que tende a ser mais comum entre 20 a 40 anos de idade.

Baixa resistência imunológica

Pessoas portadoras do vírus da Aids, o HIV, pacientes que fazem uso de medicamentos imunossupressores ou, ainda, aqueles que têm uma condição de saúde que compromete o funcionamento do sistema imunológico (como no caso de doenças autoimunes) estão em maior risco de desenvolver encefalite.

Regiões geográficas

Vírus transmitidos por mosquitos ou carrapatos são comuns em determinadas regiões geográficas, principalmente as que não possuem saneamento básico adequado.

Época do ano

A maioria das infecções virais é mais comum em estações frias do ano.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Últimas perguntas sobre Encefalite

Sintomas

Sintomas de Encefalite

Em casos de encefalite moderada, os sintomas podem ser parecidos com os de outras doenças, inclusive:

Outros sintomas incluem:

Alguns pacientes podem apresentar sintomas de resfriado ou de infecção estomacal antes dos sintomas clássicos de encefalite.

Os sintomas em recém-nascidos e em bebês podem não ser facilmente reconhecíveis:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Consulte um médico se você apresentar sintomas que possam estar envolvidos em um possível caso de encefalite, mesmo que seja moderada.

Procure assistência médica imediatamente se você apresentar algum dos sintomas emergenciais de encefalite, como:

Na consulta médica

Entre as especialidades que podem diagnosticar encefalite estão:

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

Diagnóstico de Encefalite

O processo de diagnóstico começará com uma série de perguntas sobre o histórico médico do paciente e sua família. Em seguida, o especialista realizará um exame físico minucioso, que poderá indicar:

Em seguida, outros exames específicos para diagnosticar uma possível encefalite deverão ser solicitados pelo médico. Confira alguns:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Encefalite

Os principais objetivos do tratamento para encefalite são fornecer e reforçar cuidado assistencial (que inclui repouso, alimentação e ingestão de líquidos) para ajudar o organismo a combater a infecção e aliviar os sintomas. Medicamentos prescritos por médicos também podem ajudar, a exemplo de:

Caso a função cerebral esteja gravemente afetada pela infecção, intervenções como fisioterapia e fonoaudiologia podem ser necessárias após a doença ter sido controlada.

Não existem drogas antivirais disponíveis para combater a encefalite diretamente, por isso tratar a causa subjacente é essencial.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Convivendo (prognóstico)

Encefalite tem cura?

O resultado do tratamento varia de pessoa para pessoa. Alguns casos são moderados e duram pouco. Nestes, o paciente se recupera completamente. Já outros casos são mais graves e, nestes, o resultado do tratamento pode não ser tão efetivo, podendo haver dano permanente e até mesmo morte.

A fase aguda da doença normalmente dura de uma a duas semanas. A febre e os outros sintomas somem gradual ou subitamente, dependendo do caso. Alguns pacientes podem levar vários meses para se recuperar totalmente de encefalite.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Prevenção

Prevenção

Tanto crianças quanto adultos devem evitar contato direto com pessoas que sofram de encefalite. Além disso, o controle de mosquitos cuja picada pode transmitir alguns vírus minimiza a ocorrência de algumas infecções que provocam a encefalite. Repelentes podem ser úteis nesses casos. Procure, também, eliminar toda e qualquer fonte de água parada, como pneus velhos, latas, calhas e poças d’água.

Vacinas

Algumas das vacinas que estão disponíveis para prevenção de encefalite atuam diretamente contra algumas causas subjacentes específicas, como herpes zóster e sarampo, principalmente.

link adulttorrent.org

www.adulttorrent.org/search/Skye

В интеренете нашел интересный web-сайт на тематику Велосипеды Fuji www.velomarket.org.ua/