PUBLICIDADE

Dermatite de contato: o que é, como tratar e tem cura?

Visão Geral

O que é Dermatite de contato?

A dermatite de contato é uma reação inflamatória que ocorre na pele devido à exposição a um componente que causa irritação ou alergia. Erupção cutânea, coceira, vermelhidão e descamação são sintomas comuns, mas não é contagiosa ou oferece risco de vida. Pode aparecer logo na primeira vez em que entramos em contato com o componente; ou após algum tempo de contato. O fato de ser agudo ou crônico se dá pelo tempo de duração da doença: mais de seis semanas é agudo e menos de seis semanas, crônico. Se um primeiro contato já der lesão é a dermatite de contato por irritante primário; quando precisa de mais de uma exposição, é chamado dermatite de contato alérgica.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Algumas causas comuns de dermatite de contato são sabonetes, detergentes, cosméticos, perfumes, bijuterias ou até mesmo plantas. Algumas ocupações que envolvem exposição a substâncias químicas podem desencadear dermatite de contato.

O tratamento da dermatite de contato bem sucedido consiste basicamente em identificar o que está causando a reação. Se você pode evitar o agente agressor, a erupção geralmente se resolve. Medidas como compressas úmidas e cremes com propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a acalmar a pele e reduzir a inflamação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Getty Images
Getty Images

Tipos

Dermatite irritativa

A dermatite de contato irritativa é o tipo mais comum. Essa reação ocorre quando a pele entra em contato com uma substância que desencadeia irritação por ação direta. Dermatite irritativa deixa a pele seca, vermelha e áspera. Fissuras podem se formar nas mãos. Geralmente há pouca coceira e mais sensação de dor e queimação.

Agentes causadores mais comuns incluem solventes químicos, cosméticos desodorantes com cloreto de alumínio e inseticidas. As regiões mais comumente acometidas são mãos, dedos e face.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A gravidade da dermatite de contato irritativa depende do tempo de exposição e da capacidade agressora da substância.

Dermatite alérgica

Já a dermatite de contato alérgica ocorre quando uma substância à qual você é sensível (alérgeno) desencadeia uma reação imunológica. Dermatite de contato alérgica produz uma erupção vermelha e às vezes bolhas quando grave. Alérgenos mais comuns incluem borracha natural, metais como níquel, bijuterias, perfumes, cosméticos, tinturas de cabelo e plantas.

Você pode tornar-se sensível a um alérgeno forte, como a hera venenosa, após uma única exposição. Alérgenos mais fracos pode exigir múltiplas exposições ao longo de vários anos para desencadear uma alergia. Depois de desenvolver uma alergia a uma substância específica, no entanto, você vai ser alérgico para a vida toda. A exposição ao mesmo agente, mesmo que em pequena quantidade, vai provavelmente provocar uma reação.

Algumas substâncias podem causar dermatite de contato alérgica somente depois que você aplicou-as e, em seguida, se expos à luz solar (dermatite de contato fotoalérgica). Causas comuns incluem certos ingredientes em protetores solares e algumas pomadas contendo fármacos anti-inflamatórios não-esteróides.

Alguns medicamentos orais, como a hidroclorotiazida, também podem causar uma reação da pele desencadeada pela luz do sol. Esta reação pode ser semelhante à dermatite de contato fotoalérgica, mas é geralmente chamada de "fotossensibilidade". É causada por um mecanismo diferente do que é a dermatite de contato.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dermatite ocupacional

As dermatites de contato podem ocorrer tanto no ambiente doméstico como nas atividades de lazer e no trabalho. Neste último, é chamada de dermatite de contato ocupacional. A dermatite ocupacional pode ser tanto irritativa quanto alérgica, irá depender do agente causador. (1)

Causas

Algumas substâncias podem ser tanto alérgenas quanto irritantes. As causas mais comuns da dermatite de contato são:

A dermatite de contato ocupacional pode ocorrer quando você está exposto a alérgenos ou irritantes no trabalho. A exposição frequente a produtos químicos, óleos, combustíveis, corantes, agentes de limpeza, cimento molhado, solventes industriais ou poeira (por exemplo, pó de cimento, serragem ou pó de papel) pode levar a dermatite de contato ocupacional.

Sintomas

Sintomas de Dermatite de contato

Sintomas da dermatite de contato podem variar se ela for alérgica ou irritativa. No entanto, os sinais mais comuns são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A dermatite de contato geralmente ocorre em áreas do corpo que foram diretamente expostas - por exemplo, um brinco que desencadeia alergia na orelha. Mas algumas reações não se correlacionam exatamente com áreas de contato direto.

Por exemplo, você pode aplicar uma loção por todo o seu rosto e apenas algumas áreas sofrerem reação.

Se você desenvolveu sensibilidade a algum agente alérgeno, pode ser que na próxima vez que você entre em contato com ele tenha uma reação nas mesmas afetadas pela exposição original ou então em mais partes do corpo.

Dermatite irritativa

Neste tipo de dermatite, os sintomas são mais discretos, com pouca coceira e sensação de dor e queimação. Ela torna a pele seca, vermelha e áspera, sendo que fissuras podem se formar no local.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dermatite alérgica

A dermatite alérgica provoca uma erupção vermelha no local em que a substância entrou em contato. A reação alérgica surge de 24 a 48 horas após a exposição. A pele lesionada por ficar avermelhada, inchar, apresentar pequenas bolhas ou formar crostas espessas.

Dermatite ocupacional

Os sintomas para dermatite de contato irá depender da forma com o paciente adquiriu a doença, como irritativa ou alérgica.

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Consulte o médico se:

Como saber se é dermatite de contato?

A dermatite de contato é uma reação inflamatória da pele ao entrar em contato com alguma substância capaz de gerar uma reação alérgica ou uma irritação. (3)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As áreas mais comuns nas quais a dermatite de contato ocorre são as mãos, os braços, o rosto e as pernas.

Durante uma inflamação causada pela dermatite de contato, a superfície da pele pode se tornar vermelha e escamosa. Quando a dermatite de contato é menos ativa, a pele pode ficar grosseira e seca, formando pequenas rachaduras.

Na consulta médica

É provável que um clínico geral consiga fazer o diagnóstico de dermatite de contato analisando seus sintomas. No entanto, você pode ser encaminhado para um dermatologista, médico especialista em pele.

Como as consultas costumam ser breves e há muitas informações e perguntas para esclarecer, é uma boa ideia estar bem preparado. Aqui estão algumas informações para ajudar no diagnóstico mais rápido:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como seu tempo com o seu médico é limitado, preparar uma lista de perguntas irá ajudá-lo a aproveitar ao máximo o tempo. Liste suas perguntas a partir da mais importante para a menos importante, caso o tempo se esgote. Para dermatite de contato, algumas perguntas básicas incluem:

O seu médico deverá fazer várias perguntas. Estar pronto para respondê-las pode reservar tempo para tirar as duas dúvidas. O médico pode perguntar:

Diagnóstico de Dermatite de contato

A chave para o sucesso do tratamento da dermatite de contato é identificar o que está causando os sintomas. Desta forma, o médico irá examinar sua pele para observar o padrão e a intensidade de sua erupção cutânea.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Exames

Para a confirmação do diagnóstico é preciso realizar os seguintes exames:

Exame físico completo

O médico pode ser capaz de diagnosticar a dermatite de contato e identificar a sua causa conversando com você sobre seus sintomas e coletando pistas para descobrir o culpado. Examinando sua pele para observar o padrão e a intensidade de sua reação.

Teste de alergia ou hipersensibilidade

Se a causa da sua erupção não é aparente a partir de seus sintomas ou se a sua erupção se repete muitas vezes, o médico pode recomendar testes de alergia. Durante o exame, pequenas quantidades de alérgenos potenciais são aplicados em adesivos, que são então colocados em sua pele. Eles permanecem na pele por dois dias antes do médico avaliar a resposta. Se você é alérgico a uma determinada substância, você desenvolve uma elevação ou uma reação na pele logo abaixo do adesivo.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Dermatite de contato

No momento do contato, lave o local com água corrente, de forma a não deixar nenhum vestígio do agente alérgeno ou irritante em sua pele.

Evitar o agente que causa dermatite de contato é a chave para a prevenção. Você deve identificar o que está motivando esses sintomas e eliminar a exposição. Pode demorar duas a quatro semanas para a reação que aconteceu na sua pele passar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Nos casos leves a moderados, medidas como o uso de cremes contendo corticosteroides ou a aplicação de compressas úmidas pode ajudar a aliviar a vermelhidão e coceira. Em casos graves, o médico pode prescrever corticosteroides orais para reduzir a inflamação, ou recomendar anti-histamínicos para aliviar a coceira intensa.

Medicamentos para Dermatite de contato

Os medicamentos mais usados para o tratamento de dermatite de contato são:

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Remédios caseiros

Muitos remédios caseiros acabam tendo muita fama na internet. Contudo, a aplicação de qualquer receita caseira para tratar a dermatite de contato não tem nenhuma comprovação científica e por isso estão todas contra indicadas, podendo inclusive piorar o quadro. O único procedimento benéfico que pode ser adotado é o uso de sabonete neutro, pois tem efeito menos irritante na pele. (3)

Convivendo (prognóstico)

Dermatite de contato tem cura?

A dermatite de contato não possui cura, mas tem tratamento. A extensão da doença irá determinar se o tratamento será local ou com uso de medicação oral ou até mesmo injetável. Na maioria dos casos , na fase aguda da doença se utilizam corticóides tópicos , associado a anti-histamínicos orais para controle do prurido.

Complicações possíveis

A dermatite de contato pode levar às seguintes complicações, especialmente quando a coceira e irritação são graves ou persistentes:

Convivendo/ Prognóstico

Prevenção

Prevenção

Prevenir a dermatite de contato significa evitar o contato com substâncias que desencadeiam uma reação. Estratégias gerais de prevenção incluem:

Referências

Revisado por: Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia - CMR SP 113379

(1) Sociedade Brasileira de Dermatologia

(2) Mayo Clinic

(3) Dra. Kaliandra Cainelli, dermatologista, CRM 5280153-4