PUBLICIDADE

Quem consome muito açúcar tem diabetes?

A diabetes pode ser desenvolvida ao longo da vida ou ser uma herança genética

É quase impossível eliminar completamente o açúcar da dieta. Você pode limitar o quanto consumo, mas se você gosta muito de açúcar, você pode ter diabetes se consumir muito açúcar? A resposta é complicada, mas dietas e estilos de vida podem causar esta doença. Saiba mais sobre essa condição, seu efeito na saúde bucal e o que você pode fazer para prevenir e controlar a diabetes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que é diabetes?

De acordo com a dos Estados Unidos, os carboidratos aumentam os níveis de glicose no sangue, e não o açúcar. A diabetes tipo 2 está diretamente relacionada ao excesso de peso, o maior fator de risco de diabetes, e a obesidade é resultado da ingestão de calorias de qualquer fonte de alimento.

Não confunda os dois tipos de diabetes. A diabetes tipo 1 é uma doença genética em que o corpo não produz insulina. A diabetes tipo 2, a forma mais comum que surge na fase adulta, ocorre quando o corpo não usa a insulina adequadamente, causando resistência à insulina. Mesmo que tente aumentar a produção, o pâncreas não consegue controlar os níveis de açúcar no sangue.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A diabetes e a sua boca

Qual a relação da diabetes com a saúde bucal? Sabe-se há muito tempo que uma dieta rica em carboidratos alimenta bactérias que formam cavidades na boca. Essas bactérias também formam ácidos que quebram o esmalte e outras estruturas dentárias, resultando em decomposição. Mas você sabia que o diabético corre um na gengiva, incluindo periodontite e outras infecções?

De acordo com o dos Estados Unidos, níveis elevados de glicose no sangue aumentam a gravidade da doença da gengiva. Há mais açúcar presente na saliva de um diabético do que na saliva de uma pessoa sem diabetes. Este açúcar na saliva promove o crescimento de bactérias que formam a placa bacteriana. Além disso, a doença da gengiva pode dificultar o controle do açúcar no sangue.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que você deve fazer se for diagnosticado com diabetes tipo 2? Siga as instruções do seu médico quanto aos medicamentos e mudanças no estilo de vida. Informe o seu dentista sobre esse diagnóstico. Eles podem usar essas informações para recomendar uma rotina de higiene bucal e uma agenda de exames adequada ao seu caso.

Prevenção e controle

De acordo com a , existem várias formas de controlar ou até mesmo evitar a diabetes tipo 2. Um dos passos mais importantes é controlar o seu peso, mantendo uma dieta balanceada que inclua alimentos de baixo índice glicêmico (IG), como carnes magras, cereais integrais e laticínios com baixo teor de gordura. É recomendado evitar alimentos de alto IG como doces, petiscos e refrigerantes. Essas mudanças podem exigir grandes esforços, mas ajudarão a controlar o açúcar no sangue, mantendo você e a sua família mais saudáveis.

E a sua boca? As três principais formas de evitar a doença da gengiva são: escovar os dentes, usar o fio dental e visitar o dentista regularmente. Seu dentista pode recomendar consultas frequentes a um higienista dental para limpezas dentárias, talvez de três a quatro vezes por ano. O higienista dental avaliará a gengiva e a saúde bucal geral e fornecerá dicas para manter a boca saudável, incluindo a escovação com um creme dental como o . Este creme dental ajuda a manter a sensação de limpeza feita pelo dentista com sílica de limpeza avançada semelhante à sílica que os dentistas usam.

Quem come muito açúcar pode ter diabetes? A resposta é talvez, mas por que arriscar? Levar um estilo de vida saudável que inclua exercícios, práticas alimentares saudáveis e cuidados médicos e dentários regulares pode ajudá-lo a evitar o diagnóstico. Um estilo de vida saudável se traduz em corpo, boca e sorriso saudáveis durante toda a vida!