PUBLICIDADE

Zumba: conheça a dança que queima 1 mil calorias por aula

Conheça os benefícios dessa atividade que mistura exercícios aeróbicos com dança

O que é zumba e para que serve

Você quer emagrecer, mas não gosta de musculação? Saiba que essa não é a única forma de atingir os seus objetivos. Uma excelente alternativa é a zumba: cada aula com duração de uma hora pode queimar até 1.000 calorias. A modalidade mistura movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e também o merengue.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Os treinos são intervalados e de total resistência para maximizar a queima de calorias, beneficiar o condicionamento cardiovascular e promover a tonificação corporal por completo", explica a professora da Cia Athletica de Brasília, Márcia Araújo Motta.

Benefícios da Zumba

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1. Fortalece as pernas e o bumbum:

O corpo é trabalhado como um todo na zumba, porém os músculos dos membros inferiores (quadríceps, glúteo, posterior de coxa e panturrilha) são os que participam mais ativamente, ajudando a fortalecer principalmente pernas e bumbum. "Os músculos do centro do corpo, conhecido como core (abdômen, lombar, oblíquos, paravertebrais e membros superiores) também são muito trabalhados", diz a professora Márcia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2. Não precisa de aparelhos:

De acordo com a especialista em zumba Caroline Desena Pereira Pascarelli, dona da academia Contours São Judas, a aula de Zumba não necessita de qualquer equipamento para ser feita. "Começamos com um aquecimento e depois intercalamos exercícios aeróbicos - para o condicionamento cardiovascular -, e movimentos de dança que trabalham músculos de forma localizada", explica. Mesmo sem aparelhos, a atividade é muito intensa e capaz de queimar muitas calorias (até 1 mil calorias em apenas uma aula).

3. As coreografias são simples:

Algumas pessoas podem desistir de ingressar nas aulas de dança por se acharem iniciantes demais ou por julgarem ter um condicionamento físico pouco adequado. Mas na zumba isso não acontece e as aulas podem ser feitas por iniciantes ou experientes na área.

"O intuito é criar um sistema de ginástica dinâmico, excitante, divertido e eficaz, e não uma aula de dança comum", diz a professora Márcia Araújo Motta. Raphael Rosa, especialista educacional em zumba, afirma que qualquer pessoa, em qualquer nível de condicionamento, pode fazer as aulas e elevar o nível de atividade conforme for praticando.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4. Deixa a autoestima lá em cima:

"Nós trabalhamos com energia positiva e diversão, não importa se você errar os passos ou não aprender de primeira, o importante é interagir e não deixar de tentar, promovendo um alto nível de disposição", diz a professora Caroline. Os professores afirmam que é muito comum os primeiros alunos sentirem vergonha no início, por timidez ou medo de errar. "Mas conforme as aulas vão acontecendo, as pessoas se soltam e perdem a preocupação com o outro", completa o especialista Raphael.

5. Trabalha a sensualidade:

"A princípio as pessoas procuram a aula porque querem emagrecer, mas são envolvidas pelos ritmos latinos, que falam muito sobre o amor e a paixão, criando uma atmosfera mais sensual", diz a professora Caroline. Na Zumba são feitas coreografias de salsa, merengue, cumbia e reggaeton. "Os movimentos latinos combinados com a dança, elevam a autoestima e ajudam a despertar esse lado mais sensual no aluno".

6. Melhora a agilidade e equilíbrio:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além da condição cardiorrespiratória, a zumba também trabalha a percepção espacial e a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos e melhorando o equilíbrio. "A mistura de movimentos em velocidades diferentes são as maiores responsáveis por esse ganho de agilidade e propriocepção", diz Raphael Rosa. "A combinação de movimentos de um lado e do outro, com uma perna só, girando, e outros passos muito precisos são determinantes para o equilíbrio", completa a professora Caroline.

7. É um momento de fazer amigos:

As coreografias são demonstradas pelos instrutores e feitas em grupo, todos participam, se integram e ajudam uns aos outros. "Além das coreografias individuais, podemos fazer danças em círculos, linhas e batalhas - estratégia na qual dividimos a sala em duas, colocando um grupo de frente ao outro, permitindo a troca de lugares e maior interação entre as pessoas", diz o especialista Raphael. "Mesmo nas coreografias individuais, a zumba não deixa de ser compartilhada, com todos interagindo e se divertindo", diz Márcia Araújo.

Aula de zumba emagrece?

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

"Em torno de três meses é possível perceber resultados visíveis, já que a queima calórica de uma aula pode chegar a 1.000 calorias", diz Raphael Rosa, especialista educacional em zumba.

Entretanto, a professora Márcia faz uma ressalva, dizendo que os resultados podem variar dependendo do nível de intensidade com o qual o aluno faz as aulas e do preparo físico de cada um. "Mas, assim que as mudanças começam a acontecer, o aluno se sente mais motivado e empenhado nas aulas", completa Márcia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Vídeo de zumba para emagrecer (Iniciantes):

Para quem quer conhecer um pouco melhor sobre o exercício, recomenda-se uma aula de zumba para iniciantes, que geralmente é feita em um ritmo menos intenso e trabalha músicas conhecidas com ritmos brasileiros.

Aula de ZUMBA para INICIANTES

O canal não é focado em dança e, sim, em ensinar o passo a passo das mais diversas coisas - entre elas dançar zumba. É só entrar no canal e procurar a playlist de vídeo-aulas para começar! :)

Onde encontro aula de Zumba Fitness

Hoje em dia, com a popularidade da zumba, a oportunidade de praticar essa dança latina ficou muito mais acessível e fácil de encontrar aulas em academia de bairro. Os especialistas reforçam a ideia de ter essa experiência em grupo. Você perceberá que realizar as aulas junto com outras pessoas, ouvir o tom da música e poder ver seus exercícios funcionando na prática faz total diferença.

Porém, para quem não tem tempo e não quer sair de casa, é muito fácil aproveitar os cursos que oferecem aulas online com ritmos e danças diversas.

Zumba é qualidade de vida

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Granada, na Espanha, descobriu que ir a três aulas de zumba por semana pode dar mais disposição às pessoas e aumentar a qualidade de vida. A pesquisa foi publicada no Health Education Journal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os resultados mostraram que a zumba melhorou a qualidade de vida para os participantes como um todo, especialmente o aspecto emocional. A influência positiva da dança permaneceu por dois meses após o término do experimento.

Confira o estudo completo aqui!

Referências:

Márcia Araújo Motta,professora da Cia Athletica de Brasília

Raphael Rosa, especialista educacional em Zumba

Caroline Desena Pereira Pascarelli, dona da academia Contours São Judas

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

сколько стоит суррогатное материнство

best collapsible cooler

viagra en ligne