PUBLICIDADE

Melhore o seu desempenho na corrida

Aliar outras atividades ao esporte pode fazer o seu treino render mais

Por mais que a corrida seja uma das atividades físicas mais simples, ela também exige preparo e cuidados adequados para evitar lesões. Segundo o fisioterapeuta Evaldo Bósio Filho, que atua em São Paulo e é membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva, os problemas mais comuns que podem ocorrer são tendinites, estiramentos musculares, dores e canelites. "É importante contar com um especialista que possa corrigir a sua postura, a pisada e até a respiração", complementa. Além dessa orientação profissional, é possível aliar a prática da corrida a outros esportes para melhorar o desempenho e o preparo físico. Confira algumas modalidades e escolha a sua.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Pilates

Pilates - Foto Getty Images
Pilates - Foto Getty Images

Segundo a professora de Pilates Suely Tambalo, do CGPA Pilates, a principal contribuição dessa técnica para corredores é o fortalecimento do centro de força, ou seja, da musculatura abdominal que dá suporte ao tronco. "Um abdômen trabalhado melhora a postura e até a respiração, fazendo com que o atleta tenha bons resultados gastando menos energia e se exercitando de forma mais eficiente", explica.

Musculação

Musculação - Foto Getty Images
Musculação - Foto Getty Images

"O papel da musculação para o corredor é o fortalecimento das articulações e da musculatura", explica o personal trainer Adriano Braga. Segundo ele, é possível criar um treino específico para exercitar principalmente as partes do corpo mais importantes para quem corre, focando pernas e quadris. Além disso, é fundamental informar o profissional da academia qual é o tipo de corrida praticado. Correr pouco tempo em alta intensidade é diferente de correr muito tempo em velocidade lenta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ioga

Ioga - Foto Getty Images
Ioga - Foto Getty Images

Existem inúmeras técnicas de respiração de ioga, que permitem melhorar a concentração, aumentar a capacidade pulmonar e até combater o estresse e a ansiedade. "A respiração adequada favorece a entrada de oxigênio nas células, revigorando os órgãos e melhorando o desempenho do corredor de forma geral", aponta a professora de ioga Wilma Musa, do espaço Estar Zen Yoga.

Ciclismo

Ciclismo - Foto Getty Images
Ciclismo - Foto Getty Images

"O ciclismo trabalha a parte muscular dos membros inferiores e ainda quebra a rotina do corredor, evitando a fadiga de treinos repetitivos", explica o treinador Gustavo Neves Abade, da assessoria esportiva Branca Esportes. Por isso, intercale os esportes para sempre se manter motivado. Além disso, pedalar estimula a produção do líquido sinovial, responsável pela lubrificação das articulações, fazendo com que os movimentos sejam realizados de forma indolor e mais suave.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Natação

Natação - Foto Getty Images
Natação - Foto Getty Images

Segundo Gustavo Abade, a natação é uma ótima atividade complementar do trabalho aeróbio da corrida por ajudar no fortalecimento muscular e no desenvolvimento da musculatura postural como um todo. Mover-se na água exige mais esforço do que fora dela, o que permite trabalhar diversos grupos musculares de forma intensa, aprimorando o condicionamento físico.

Esportes coletivos

Basquete - Foto Getty Images
Basquete - Foto Getty Images

"Esportes coletivos que exigem momentos intensos de corrida, como futebol, handball e o basquete, trabalham com o condicionamento muscular e respiratório do atleta", aponta Adriano Braga. Por isso, é muito mais provável uma pessoa se sentir exausta após uma partida desses esportes coletivos do que se mantivesse um ritmo estável e lento em uma corrida pelo mesmo tempo. "Nesse caso, a corrida também melhora o desempenho do esportista, então ocorre uma aliança com benefícios dos dois lados", conta o personal.

Ginástica aeróbica

Ginástica aeróbica - Foto Getty Images
Ginástica aeróbica - Foto Getty Images

A ginástica pode melhorar e muito o desempenho do corredor, desde que o atleta fique atento à carga e ao número de repetições de cada exercício. A ginástica localizada, por exemplo, fortalece a musculatura de partes específicas do corpo. Já o jump trabalha principalmente os membros inferiores. Para que seja possível definir o treino de forma segura, o ideal é ter acompanhamento de um profissional da área.

В интеренете нашел авторитетный веб портал , он описывает в статьях про www.maxformer.com.
topobzor.info/muzykalnyj-zte-axon-7/

www.kls-agency.com.ua