PUBLICIDADE

Primer: para que serve, como usar e benefícios

Conheça o produto indicado para fixar a maquiagem e neutralizar manchas na pele

Depois de fazer aquela maquiagem incrível, desejamos que ela dure bastante, sem craquelar ao longo do dia, né? Para isso, a preparação da pele é indispensável. E é aí que entra o primer: sua função é deixar a pele uniforme e lisinha para receber os passos que vêm em seguida no make, garantindo que os produtos permaneçam intactos por mais tempo na nossa cútis. Além de fixar a maquiagem, quando usado antes dela, pode trazer diversos outros benefícios. Vamos conhecer mais sobre o primer ao longo deste texto!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que é primer?

O primer é um produto utilizado como primeiro passo da maquiagem para preparar a pele. O mais famoso é o primer facial, que deve ser usado depois do hidratante e antes da base para minimizar poros e linhas de expressão, deixar a tez homogênea e aveludada e turbinar a fixação do make. Mas também existem outros tipos, como primer para lábios, cílios, entre outros (que também abordaremos nos próximos tópicos!), cuja missão é essencialmente a mesma: preparar o território para um make mais duradouro.

"O produto é indicado para todos os tipos de pele, já que hoje existem primers com diferentes funções que proporcionam benefícios tanto para o acabamento da maquiagem quanto para a pele", explica Felipe Scholz, professor de Maquiagem Profissional da Universidade Anhembi Morumbi.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Benefícios do primer

Além do efeito de fixação, o primer cria uma espécie de camada protetora na pele, evitando que os produtos de maquiagem penetrem nos poros e causem problemas como, por exemplo, a acne. Os especialistas afirmam que os principais benefícios são:

Fixação e durabilidade da maquiagem: o primer evita que o make borre, craquele ou transfira mais facilmente, e dessa forma diminui a quantidade de vezes que a maquiagem terá que ser retocada. "Mas isso não significa que a maquiagem terá transferência zero caso seja esfregada ou colocada sobre situações muito intensas", avisa o professor Felipe Scholz.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Amenizar poros dilatados: "Os primers minimizadores de poros funcionam como preenchedores, deixando a superfície da pele mais lisa", esclarece o beauty artist Alex Cardoso, professor da Beauty4Share.

Cores mais vivas e intensas no make: segundo Felipe Scholz, isso é possível graças aos ingredientes presentes na fórmula dos primers, como óleos e silicones, que ajudam a concentrar e fixar melhor os pigmentos da maquiagem.

Controle da oleosidade da pele: "Os primers que vêm descritos com 'efeito matte' no rótulo possuem o benefício de segurar a oleosidade da pele e também o suor, como se fossem microesponjas que absorvem esses excessos. Já os primers seborreguladores têm ingredientes que buscam diminuir a produção de óleo pelas glândulas da pele", indica Felipe.

Disfarça rugas e linhas de expressão: o produto faz com que a maquiagem não fique acumulada em pontos específicos do rosto, como 'bigode chinês' (sulcos que surgem entre o nariz e canto da boca), abaixo dos olhos, nas linhas da testa e ao redor do nariz. Além disso, primers HD e com disfarce óptico camufla rugas por conterem partículas que agem como se fossem microespelhos, se depositando nos vincos das rugas. Elas refletem a luz e fazem a pele parecer mais iluminada e uniforme.

Tipos

Existem primers para todos os tipos de pele e também para diferentes regiões, que são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Rosto: como falamos mais acima, o primer facial é o mais comum e traz diversos benefícios para a pele, sendo ideal para fechar os poros, deixar a pele bem lisinha e prolongar a duração da maquiagem.

Pálpebra: aumenta a intensidade das cores e a fixação das sombras e/ou delineador. "Ao fixar a sombra, evitamos que haja o acúmulo excessivo de sombras nas dobras de olhos muito profundos", informa Felipe Scholz.

Cílios: "Ele foi desenvolvido para ser aplicado antes da máscara, pois ajuda a condicionar e hidratar os fios. Existem opções no mercado que até prolongam e dão volume, enquanto tratam os cílios e os deixam mais resistentes", explica Carla Vigolo, makeup artist no Salão 1838 Estados Unidos.

Lábios: "Melhoram a textura dos lábios e fixam o batom, além de não deixá-lo escorrer para fora do contorno da boca", indica Alex Cardoso.

Primer e suas diferentes texturas

Atualmente é possível encontrar primers com diferentes tipos de texturas, como:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Na hora de escolher o seu, é importante aliar uma textura que se adapte bem ao seu tipo de pele ao benefício específico que você busca no produto, como controle de oleosidade, disfarce óptico etc. Falaremos sobre isso mais adiante no tópico "Como escolher o melhor tipo para minha pele?". Continue com a gente!

Como funcionam os primers coloridos

Alguns problemas de pele deixam cicatrizes e manchas que podem incomodar. Os primers coloridos são indicados justamente para neutralizar e disfarçar esses sinais. Confira abaixo para que serve cada cor:

Como escolher o melhor tipo para minha pele?

A escolha do primer ideal depende de como sua pele se comporta ao longo do dia. De acordo com Felipe Scholz, você deve se fazer as seguintes perguntas antes de decidir qual primer comprar:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Essas questões vão te ajudar a entender qual sua necessidade específica na hora de adquirir o produto. "Se seu caso for excesso de oleosidade, é indispensável fazer uso de um primer que controle esse problema. Se as manchas são um incômodo, você pode apostar no primer colorido. É interessante, também, escolher produtos que tenham mais de uma função, como primers mais hidratantes para peles secas, por exemplo", diz Carla Vigolo.

Como aplicar o primer passo a passo?

É essencial manter uma rotina de cuidados com a pele. Confira abaixo como deve ser o passo a passo de preparação da pele, que vai desde a limpeza com sabonete até a pré-maquiagem com o primer.

É importante esperar a secagem de cada produto até que o próximo da sequência seja aplicado. O primer deve ser espalhado na pele entre dois e três minutos depois que o protetor solar secou. Para checar se ele está completamente seco, basta tocar a pele. "Se o produto for aplicado com as mãos, devem ser feitos preferencialmente movimentos leves e retos para manter o produto uniformemente distribuído sobre a pele. No entanto, movimentos circulares também podem ser recomendados, especialmente no caso de poros abertos, rugas ou outras alterações que gerem relevos, como as cicatrizes de acne", afirma o professor Felipe Scholz.

A quantidade ideal de primer a ser aplicado não segue um padrão, porque existem tanto primers mais concentrados e difíceis de espalhar quanto versões mais fluidas. Entretanto, Alex Cardoso sugere que a quantidade deve ser do tamanho de uma moeda de 50 centavos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os erros mais comuns na hora de usar o produto é aplicá-lo antes do filtro solar ou em uma quantidade muito exagerada. Felipe explica que alguns primers, por exemplo, podem esfarelar ou concentrar mais em algumas regiões e menos em outras, resultando numa distribuição pouco uniforme. Portanto, procure sempre produtos de marcas que são referência no mercado de cosméticos.

É mais indicado usar um primer com FPS ou o protetor solar e depois o primer?

Além das milhares de funções, há também primers com proteção solar. Embora as pessoas possam pensar nele como um produto prático que permita, teoricamente, pular a etapa de aplicar o protetor solar, isso não necessariamente é uma verdade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade de protetor solar indicada para rosto e pescoço é uma colher (chá). E ninguém usa tudo isso de maquiagem, não é mesmo? E nem deveria!

"O uso de grandes quantidades de primer pode gerar efeitos reversos como diminuir a fixação da maquiagem e aumentar a oleosidade da pele. Portanto, é essencial que o filtro solar seja aplicado antes do primer, tomando o cuidado de evitar movimentos muito fortes ao espalhar o primer para que o protetor não seja removido", explica o professor Felipe Scholz.

Primer como hidratante

"Apesar de ser possível encontrar no mercado de cosméticos alguns primers que agreguem a função de hidratação, não é recomendado descartar o uso do hidratante diário. Ele é indispensável para a preparação e saúde da pele", desvenda Isadora Bonadio, maquiadora do Marcos Proença Cabeleireiros. Por mais que certos primers sejam formulados com ativos "amigos" da pele, nada como um hidratante 100% focado nas necessidades do seu rosto.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Posso usar apenas o primer?

Os especialistas não recomendam usar o primer isoladamente, sem produtos que preparam e cuidam diariamente da pele, essencialmente, antes de receber a maquiagem. O indicado é manter a rotina diária de higienização, hidratação e proteção solar. Quando o primer é somado a esses cuidados, pode ser usado diariamente mesmo que opte por não aplicar a maquiagem em seguida.

"É ideal para aqueles dias em que não temos muito tempo e queremos disfarçar manchas ou uniformizar o rosto", afirma a makeup artist Carla Vigolo. Dessa forma, o resultado é uma pele com aspecto natural e 'fresh'.

Contraindicações

O primer, assim como qualquer outro produto, deve ser evitado caso haja alergias a algum componente da fórmula. "Celíacos, intolerantes à lactose e frutos do mar - entre outros - devem também estar atentos, pois embora a alergia seja normalmente alimentar, em alguns casos ela é tão grave que pode se estender também aos produtos aplicados sobre a pele", aponta Felipe.

Referências