PUBLICIDADE

Dicas de maquiagem: como valorizar cada tipo de boca

A cor e o tipo de acabamento do batom podem aumentar ou diminuir seus lábios

Julia Roberts, Angelina Jolie e Kylie Jenner são algumas das famosas mais admiradas pelos seus lábios carnudos. Claro que essa característica não é fundamental para a beleza de uma mulher, mas valorizar o seu tipo de boca com a maquiagem certa para você pode fazer toda a diferença.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A boca tem muitas variações de formato, ela pode ser triste, pequena, média ou grande. Isso também acontece com os lábios, que podem ser finos, grossos ou ainda ter uma diferença de tamanho entre o lábio superior e o inferior, sendo que o caso mais comum é ter lábios superiores finos e, os de baixo, mais carnudos. Mas o contrário também pode acontecer.

O formato da boca e dos lábios é definido pela genética, mas também pode ter influências de fatores externos, como o estilo de vida de cada um. "Assim como os lábios dos fumantes ficam marcados de tanto fazer 'biquinho', qualquer deformação constante pode sim ter influência na estrutura. Tudo depende da quantidade e frequência da deformação", ensina o médico cirurgião plástico Rodrigo Drupat, de São Paulo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Preenchimento labial (feito por dermatologistas ou cirurgiões plásticos), normalmente com o uso de ácido hialurônico também interfere na estética dos lábios, corrigindo lábios muito finos, o que pode dar um ar sério e até envelhecer a mulher.

Mas se o formato da sua boca não te incomoda tanto, um bom truque de maquiagem vai valorizar (e muito) o seu rosto! Basta achar o batom com a cor mais apropriado para você, além de alguns outros segredinhos na hora de usá-lo e você estará pronta para exibir lábios lindos! Por exemplo, apagar uma pequena parte dos lábios ou dos cantinhos do sorriso com corretivo é muito fácil. Assim como aumentar um pouquinho da sua boca com um lápis para lábios. Mas é preciso cuidado para não exagerar ou mudar o formato!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para o maquiador Mario Silva, do salão Esmell Leblon, do Rio de Janeiro, existe ainda um outro truque certeiro para todos os tipos de boca e que dá um toque sensual: passar um iluminador na parte de cima da boca (naquele v). Se você ainda não tem um iluminador, não perca tempo.

A seguir, veja os melhores batons e mais dicas de maquiagem para cada tipo de boca.

Lábios finos

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Se os seus lábios finos te incomodam, é possível deixá-los maiores com um bom truque de maquiagem. Para isso, é preciso ter paciência e delicadeza para redesenhar os limites da boca, como fez a atriz Nicole Kidman, neste look. Segundo o maquiador Duda Molinos, o ideal é ficar a uma distância de um metro de um espelho, assim será possível ver se o tamanho da boca redesenhada está proporcional ao rosto.

Use um lápis cor de boca para traçar uma linha leve fora do contorno original da sua boca, deixando-a um pouco maior. Lembre-se de não exagerar e de mantee o formato original da boca ara não ficar artificial. Depois, pegue outro lápis com um ou dois tons mais escuro que o do batom desejado e vá sombreando o novo contorno com a ajuda de um pincel e passe o batom por cima.

Para aumentar ainda mais os seus lábios, invista em um brilho labial apenas na região central da boca (no lábio inferior e superior), deixando o contorno sem brilho e um pouco mais escuro. Tenha cuidado para não deixar esse contraste forte demais para não estragar a maquiagem. Finalize a maquiagem reforçando o corretivo em volta da boca, isso vai ajudar a deixar os limites dos lábios ainda mais definidos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cores: Batons vermelhos e tons claros ajudam a aumentar esse tipo de lábios, além dos tons com acabamento cintilantes. Para o dia a dia, não abra mão do brilho labial (ou gloss), que até pode ser usado sozinho.

Boca pequena

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

As dicas de maquiagem anteriores são parecidas para mulheres que têm bocas pequenas, a grande diferença é que além de aumentar o contorno dos lábios, você pode apagar os cantinhos da boca com corretivo e redesenhá-los também, aumentando um pouco da lateral.

O truque de maquiagem de usar o brilho labial no centro e o lápis um pouco mais escuro que o batom nos contornos também é certeira neste caso. Outro segredo é destacar os olhos com sombra colorida e lápis chamativo, ótima pedida para quem quer desviar o olhar da boca pequena, como fez a atriz Kristen Stewart.

Cores: Tons de rosa, nude, vermelho e o brilho labial são ideais para este tipo de boca. Tons com acabamento cintilante também são perfeitos.

Lábio superior mais fino

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Se seu lábio superior é mais fino do que o inferior, como é o caso da atriz Nina Dobrev, redesenhe o contorno (com lápis de boca) apenas do lábio superior, aumentando um pouco o tamanho dele, mas respeitando o formato original da sua boca e passe o batom. No lábio inferior, passe também o mesmo batom, mas exatamente na linha da sua boca, sem aumentá-la embaixo. A ideia é equilibrar o tamanho dos lábios e deixar suas feições mais harmoniosas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Isso também vale se o problema for inverso. Se o seu o lábio inferior é mais fino DO que o superior, vale usar essa mesma dica de maquiagem só que engrossando o lábio inferior.

Cores: Este tipo de boca funciona com qualquer tom de batom e acabamento, desde que o lápis de boca equilibre os dois lábios. Esse tom de vermelho aberto e alaranjado tende a aumentar os lábios.

Boca grande

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Se a sua boca é grande, como a da atriz Julia Roberts, e você quer disfarçá-la a dica de maquiagem é apostar em batons opacos e cor de boca. A estrela do cinema usou um tom nude que neutralizou a boca grande. Evite os brilhos labiais e efeitos cintilantes pois eles aumentam e destacam a região.

Se você quiser usar um truque para diminuir a boca, passe um corretivo nos cantos e/ou nos lábios e passe um lápis de boca diminuindo um pouco do contorno, redesenhando a boca e mantendo o formato.

Cores: aposte em batons escuros, como vinhos e vermelhos fechados, nudes, nunaces de rosa discretas e tons de boca.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Lábios grandes

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Os lábios carnudos da socialite e modelo Kylie Jenner (foto) faz sucesso entre mulheres de todas as idades. O batom nude nesta maquiagem é um pouco mais forte do que o de Julia Roberts, puxando para um tom terroso, o que realça mais a boca e combina com mulheres de pele morena e morena-clara.

Mas se, ao contrário dela, você quer disfarçar o tamanho dos lábios é possível redesenhar o tamanho dos lábios, primeiro, apagando o contorno original dos lábios com corretivo. Depois, passe o lápis cor de boca diminuído os limites dos lábios e, em seguida, outro lápis da cor do batom e o batom. Por último, passe corretivo ao redor da boca para deixar os limites ainda mais precisos.

Cores: Tons escuros, fechados e opacos (ou mattes) diminuem os lábios. Os nudes e discretos também disfarçam o tamanho.

Boca triste

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Se você tem o sorriso caído, como o da atriz Anna Kendrick, novamente, a dica de maquiagem é apagar o traço natural da sua boca com um corretivo, mas desta vez, só no ponto que começa e no ponto que termina o sorriso (as ponta caídas). Depois, passe o lápis cor de boca arredondando a região e a ?levantando? com o lápis da cor do batom no cantinho, com cuidado e sempre de olho no espelho para os dois lados parecerem simétricos. Por fim, passe o batom desejado.

Os batons escuros podem ser mais fáceis na hora de esconder o problema, mas os clarinhos também têm vez pois podem deixar as suas feições mais leves e tirar o foco da região (especialmente se a maquiagem no olho for marcante).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cores: Aposte em tons fechados e escuros, pinks e clarinhos ou nudes, além de batons com brilho, caso os seus lábios sejam pequenos também.

сео