PUBLICIDADE

6 maiores dificuldades para comer saudável (e como resolvê-las)

Leitores do Vspy.info revelaram suas barreiras para comer bem e, aqui, nós trazemos algumas soluções

Ter uma alimentação saudável é essencial para manter o organismo em equilíbrio. Mas, o consumo de alimentos ultraprocessados têm ganhado espaço em nossas rotina devido a sua praticidade. "Estes alimentos permitem o consumo praticamente a toda a hora, você não come arroz e feijão andando na rua, por exemplo, mas com um salgadinho isto é possível. A média no país é que 30% da população tem como base em sua alimentação produtos ultraprocessados", afirma a nutricionista Inês Rugani Ribeiro de Castro, professora associada do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio Janeiro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em uma pesquisa realizada em nosso e , perguntamos aos leitores quais eram suas maiores dificuldades para conseguir manter uma alimentação saudável. Selecionamos as respostas mais comuns, e elegemos uma série de dicas e estudos que podem ser úteis para vencer essas dificuldades. Confira:

Doce, o vilão que pode virar mocinho

Embora a vontade de comer doces seja normal e até saudável em todos nós, em algumas pessoas ela se apresenta mais constante e até de forma incontrolável, fazendo com que os ataques à geladeira e o consumo de açúcar comprometam a dieta e a saúde, favorecendo o desenvolvimento de doenças como a obesidade e o diabetes. De acordo com a nutricionista Clarissa Fujiwara, isso acontece porque o açúcar ativa os sensores gustativos presentes na língua que enviam sinais ao nosso cérebro liberando a dopamina, hormônio conhecido por promover a sensação de bem-estar, fazendo com que nosso corpo receba o açúcar como um sinal de recompensa. Aqui você pode conferir 5 alimentos que ajudam a driblar a vontade de comer doces, mas também separamos uma lista com 20 doces saudáveis para você preparar rapidinho.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Comer bem sem gastar muito

Alimentos saudáveis custam mais caro? Não necessariamente. Comer bem é comer comida de verdade. E a lista de alimentos que compõem esse grupo é extensa. Destacamos aqui 43 alimentos que você tem na despensa que podem te ajudar a comer bem. Além disso, confira aqui algumas dicas de como gastar menos e diversificar mais na hora de montar o cardápio.

Lidar com a ansiedade

Se você, assim como eu, é uma pessoa ansiosa e acaba descontando a ansiedade na alimentação, esse tópico lhe será muito útil. Existe uma diferença entre a fome física, que é aquela que parte da necessidade fisiológica do nosso corpo de se manter nutrido, e a fome emocional, que é aquela que geralmente aparece repentinamente e é utilizada por nós como válvula de escape para lidar com problemas. Confira 7 maneiras de lidar com a fome emocional e 7 alimentos que combatem a ansiedade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Carboidratos

E se a sua preocupação era em relação aos carboidratos, saiba que eles são fundamentais na nossa pirâmide alimentar. Para quem pratica atividade física regularmente o carboidrato é o nutriente mais importante na alimentação e cortá-lo da alimentação traz muitos riscos. Confira aqui 4 mitos sobre pães que foram desvendados pela ciência e mitos e verdades sobre os carboidratos. Mas se você prefere substituir o pãozinho, veja aqui boas opções para colocar no lugar dele ou aprenda a preparar seu próprio pão, com essa receita de pão de microondas.

Finais de semana

Quem nunca fugiu de um happy hour com os amigos por não conseguir conciliar com dieta? Mas a nutricionista Clarissa Fujiwara afirma que é possível sim e dá 6 passos simples para quem quer conciliar dieta e happy hour. Inclusive, você sabia que até mesmo o churrasco pode ser ajustado de acordo com sua dieta? Saiba aqui como você consegue fazer isso.

Falta de orientação nutricional

Quando o assunto é alimentação, polêmica é o que não falta. Alimentos da moda, dietas milagrosas, quantidades recomendadas e mais uma série de controvérsias cercam nossas informações sobre o assunto. Nesse caso, pedir buscar orientação de um profissional pode transformar a busca pela alimentação saudável muito mais tranquila. Confira aqui 7 motivos para você ir ao nutricionista.

E para você que tem buscado maneiras de melhorar a qualidade de sua alimentação, a nutricionista Silvia Micelli indica o hábito de preparar a própria comida como a forma mais simples de cultivar saúde: "As pessoas que preparam suas refeições incluem na sua rotina a compra dos ingredientes necessários para cozinhar, que na maioria das vezes são frescos e in natura. Esses alimentos são mais nutritivos, pois as vitaminas e nutrientes são preservados, e isso proporciona inúmeros benefícios à saúde", afirma.

Além disso, o chef de cozinha Henrique Fogaça ainda afirma que estabelecer uma boa relação com o alimento, criando consciência do que comemos, é muito importante. Por isso, aqui ele explica por que você deve começar a cozinhar mais e dá dicas para quem quer se arriscar na cozinha.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)